Voltar Voltar

 

Escola Bíblica Dominical

 

A IMPORTÂNCIA  DA  ESCOLA  BÍBLICA

INTRODUÇÃO 

Visando atender à ordem de Cristo: "...Fazei discípulos, batizando-os e ensinando-os", a igreja desenvolve programas, todos eles importantes, na medida em que contribuam eficazmente para a realização do objetivo básico. Dentre os diversos programas desenvolvidos pela igreja, salientamos aqui a ESCOLA BÍBLICA  ministradas aos Domingo as 8:00 horas da manhã em nossa igreja.

O PROPÓSITO E A ABRANGÊNCIA DA ESCOLA BÍBLICA

 O propósito principal da E.B.D. é ensinar as Escrituras.

A Escola Bíblica abrange todas as faixas de idades, alcançando a todas as pessoas com a mensagem divina, proporcionando oportunidades, compartilhamento de experiências e esclarecimentos de possíveis dúvidas.

Onde houver uma Escola Biblica forte, dinâmica e bem estruturada, ensinando fielmente a Bíblia, certamente teremos ali uma igreja igualmente forte, dinâmica e bem estruturada.

OS FRUTOS PRODUZIDOS PELA E.B.D.

As pesquisas feitas criteriosamente, bem como a verificação que é feita no cotidiano evidenciam o seguinte:

Um grande percentual das pessoas que vêm à igreja através de grandes movimentos de massas, após 5 anos já não estão mais na igreja;

O percentual de perseverança de pessoas que vêm à igreja através de evangelização consistente feita com base em estudos das Escrituras é muito elevado;

O maior número de obreiros vem de alunos da Escola Biblica.

As pessoas mais prontas para se envolver nas demais atividades da igreja são, via de regra, as que participam da Escola Biblica.

 OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL

Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical: ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão e treinar obreiros. Alcançados estes objetivos, teremos entre a Escola Dominical e a Igreja uma perfeita integração, que levara ao imediato e seguro crescimento bíblico desta.

1. Ganhar almas.

Ganhar almas significa convencer o pecador impenitente, através do Evangelho de Cristo, quanto a premente necessidade de arrepender-se de seus pecados, e aceitar o Filho de Deus como o seu Único e Suficiente Salvador. Evangelizar, ou ganhar almas, e o principal objetivo da Escola Dominical.

Hoje um grande número de pessoas que freqüentam as igrejas nem sabem dizer qual é o“Plano de Salvação de Jesus para o homem”, ou , qual o significado da “Cruz de Cristo” , ou, “Quem é o Espirito Santo”, ou, qual diferença de batismo “nas águas” e no “Espírito Santo”, etc...

2. Educar o ser humano na Palavra de Deus.

No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, conforme a Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja perfeito. Prestemos atenção a estas palavras de Paulo: "Toda a Escritura e divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16, I 7).

0 Dr. Clay Risley achava-se bem ciente quanto a essa missão da Escola Dominical: "Um jovem educado na Escola Dominical raramente e levado às barras dos tribunais”.

3. Desenvolver o caráter cristão.

Lembro-me, aqui, das apropriadíssimas palavras de Alan Redpath: "A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira" .

Podemos  afirmar ser a Escola Dominical uma oficina de santos.

4. Treinar obreiros.

Embora não seja um seminário nem possua uma impressionante grade curricular, é a Escola Dominical uma eficientíssima oficina de obreiros.É da Escola Bíblica que sai grandes homens e mulheres de Deus. É aqui que se enxerga e desenvolve a vocação dos santos. Ninguem pode ser um grande líder , ou um grande obreiro , ou , até mesmo um grande homem ou mulher de Deus, se não estiver disposto a aprender.

Creio que ninguém é tão sábio que não precise aprender mais.

5- O Desejo de Deus é que a terra se encha de seu conhecimento

(Habacuque 2:14) -  Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Como você fara parte disso , se não despertar-se para o aprender.

2ª Cronicas 1.9.12 – Salomão pediu sabedoria ao Senhor e tornou-se  um homem sábio, sua sabedoria fez com que se torna-se próspero em tudo que fazia.

6- É hora de despertarmos do sono e vir para a Escola Biblica aprender do Senhor

(Romanos 13:11) -  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

Paulo disse a Timóteo : Desperta o dom que há em ti

Conclusão: Um dia as pessoas vão correr atrás de quem os ensine sobre a palavra de Deus , e não mais vão encontrar, isso é bíblico, portanto, venha aprender do Senhor. Venha adquirir sabedoria, conhecimento, graça, unção, poder. Freqüente a Escola Bíblica.

 

Pastor. Arivelton da Silva


 

VEJA TAMBÉM

Você também pode se interessar pelos tópicos abaixo

 

Células

Rede de Jovens

Rede de Casais

Nossa História

Artigos

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a www.webcactv.com.br

Netmidia - Soluções Digitais